Alexsandro Haag escreveu:
> (...)
>

> Mas reforço Leonardo. Estude bastante uma destas linguagens, e não
> somente elas, mas também teoria de Banco de dados, Modelagem de Dados,
> diferenças entre linguagens procedurais, orientadas a objeto, de
> tipagem fraca ou forte, e coisas do gênero.

Ou seja, no minimo faça um Curso Técnico, ou Superior, ou um curso
focado na área. Mas nunca, nunca saia com martelo e prego procurando uma
parede para pregar, você pode chegar a decepção de quando encontrá-la
descobrir que na verdade precisava apenas de um parafuso.

> O caminho é árduo.

Concordo com Alexsandro. Certo conhecido meu costumava dizer que "o
dinheiro está ai, na sua frente, quer pegá-lo? Faça algo bem feito."

> (...)
>
> Outra alternativa ainda seria prestar serviço em cima de softwares
> comerciais livres, como o nacional stoq (www.stoq.com.br) desenvolvido
> pela Async, Adempiere (ERP de código aberto, de origem francesa, se
> não estou enganado), OpenBravo (espanhol). Mas todos estão buscando
> espaço em âmbito mundial e estão disponíveis para quem quiser se
> aventurar.

E assim tendo a oportunidade de contribuir para algo que já existe do
que re-inventar a roda...

> Mas a máxima é sempre somente uma QUALIFICAÇÃO: Mesmo não
> desenvolvendo vai precisar de muito conhecimento técnico para
> implementar e adaptar os softwares da melhor maneira aos clientes.

Com certeza...

[]s
Guedes