Cara suas tabelas tem indices?
como está o uso de disco?
alterou suas configurações de shared memory?
Quantos usuarios tem conectados em cada base?
Ativou os logs de execução e viu quais queryes estão mais demoradas e
deu um explain nelas?

Cara evite mandar mensagems como "Socorro", "Estou desesperado", "meu
mundo está caindo" e etc... a maioria nem le isso..
soh vi seu email, pois acabei de apagar tudo o que eu tinha na pasta e
ele chegou...