Olá William,

> From: " William Leite Araújo "        <[EMAIL PROTECTED]>
> Subject: Re: [pgbr-geral] Trigger mirabolante com View: de Oracle para
>       Postgres
>
>     Não há, no postgresql, trigger sobre a view. Use "CREATE RULE". É
até
> melhor, porque uma regra pode ser aplicada a um SELECT também.

Eu cogitei essa opção, porém não sei se ela pode ser usada no meu caso
específico:

http://www.postgresql.org/docs/8.3/static/rules-triggers.html

"If checks for valid values are required, and in the case of an invalid value
an error message should be generated, it must be done by a trigger."

O problema é que no meio das minhas triggers eu *tenho* validações que
podem gerar mensagens de erro, logo não sei se essa opção seria viável no
meu caso.

Outro inconveniente é que rules se aplicam sobre comandos inteiros, não
sobre atualizações registro a registro. Mudar a lógica da trigger/stored
procedure para trabalhar sobre o comando ao invés de trabalhar sobre
registros da tabela seria uma mudança extremamente radical, cujas
implicações no desempenho me preocupam bastante.

Vou ler a documentação e fazer alguns testes. Obrigado pela sugestão.

Mozart Hasse