2008/11/11 ELIAS JUNIOR <[EMAIL PROTECTED]>

> Digo copiar os arquivos do banco para depois tentar restaurar, tentei fazer
> isso e não funcionou, seguindo uma dica aqui da lista, por isso eu digo
> façam backup através do dump, que é garantia de recuperação de dados.

Caro gafanhoto. Recomendo enfáticamente que você teste novamente, documente
o processo e se der um problema, apresente sua documentação e o problema
gerado.

De qualquer forma, se você consultar a documentação oficial em
http://www.postgresql.org/docs/8.3/static/backup-file.html terá algumas
dicas. Concordo que o procedimento não é trivial como usar o pg_dump. Mas é
importante. O pg_dump tem um defeito grave: o restore é lento, muito lento.
Se você tiver uma base com mais de 100GB ou mesmo uma única tabela com mais
de 1GB vai sentir bem este impácto. Criar índices e verificar todas
integridades demora muito. A diferença no tempo de restore pode ser algo
assim numa base grande:

Restore físico: 2 a 4 horas (é o tempo de cópia dos arquivos).
Restore lógico: 48 horas ou mais...

Se você precisar realmente que a aplicação volte ao ar em caso de desastre,
você não vai querer demorar 2 dias para subir um dump vai?

Sem contar que com dump lógico você não consegue utilizar o Point In Time
Recovery. Se você tivar um backup físico e tiver o bom senso de fazer uma
cópia do WAL, você vai poder rolar o seu backup físico para momentos antes
do desastre enquanto no backup lógico seus dados vão ter a data do momento
de backup. Perder dados não é algo muito agradável. Com uma boa política de
backup você diminui drásticamente o tempo de recuperação de desastres e a
perda de dados. Isto pode salvar muita gente, inclusive o seu emprego!!!

[]s
Fábio Telles

> --
blog: http://www.midstorm.org/~telles/