se voce estiver usando ZeusDb, utilize Exec ao inves do open.
quanto a executar de forma asincrona as ações, ou seja, deixar a sp
executando e partir para outra tarefa... use componentes diferente por que
imagino que o mesmo objeto da vcl que voce colocou o form ou correlato vai
ficar ocupado com a tarefa e ai voce teria de ter um afterexec por exemplo.

Ivo Nascimento - Iann