Fernando Brombatti escreveu:
> Imaginemos 3 valores: 2, 3 e -10; o SUM() dessa brincadeira é -5, logo
> não retornará 0 como o colega estava querendo (ao menos foi o que deixou
> transparecer), mas sim retornará -5. O COALESCE() retorna o primeiro
> valor NAO-NULO de uma seqüência de valores.

É claro que foi uma suposição baseado no nome da tabela (cheque_recebido) e
campo (valor). Em um modelo de dados consistente o campo 'valor' teria duas
restrições (NOT NULL e > 0) e, assim, ele não precisaria do COALESCE e nem do
CASE. Mas uma coisa é fato: o COALESCE gasta menos ciclos de CPU do que o CASE
(acho que era isso que ele queria saber).

--
  Euler Taveira de Oliveira
  http://www.timbira.com/