Oi Sebastian... realmente.. windows já me stressa.. windows server entao..
urgh!!!! mas é que o so não foi minha escolha :(
Entao, executei o comando conforme vc aconselhou:
C:\program files\postgresql\8.2\bin>pg_ctl.exe -D ..\data start

e o resultado foi:

pg_ctl: another server might be running; trying to start server anyway
FATAL: postgres: could not locate matching postgres executable
pg_ctl: could not start server
Examine the log output.

e foi isso..
eu sou iniciante, entao não consigo entender como solucionar esse erro nem
com essa mensagem...
Até mais
Obrigado!