From: "André Volpato" <andre.volp...@ecomtecnologia.com.br>
To: "Comunidade PostgreSQL Brasileira" <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Sent: Friday, May 15, 2009 9:47 AM
Subject: Re: [pgbr-geral] PostGreSQL como base para BI

Jefferson A. L. Pita escreveu:
> Caros parceiros da lista,
>
>     Tenho lido afirmações como:
> "...
>

>       Limitações do PostgreSQL (PG)
>
> O PostgreSQL é um sistema gerenciador de bancos de dados livre adequado
> para sistemas de informação OLTP de todos os portes, entretanto, para
> aplicações OLAP, como Data Warehouses e Data Mining, o PostgreSQL não é
> a melhor alternativa. O motivo disto é que o PostgreSQL ainda não
> implementa otimizações como star queries, views materializadas e índices
> bitmap.
>
> ..."

> [...]

Estas limitações são muito mais das ferramentas, que são escassas para o
Postgres, do que do banco propriamente dito.
Em outros bancos, existem ferramentas integradas de ETL e OLAP que
facilitam bastante a adoção de soluções Warehouse e BI.

No Postgres, existem soluções não-integradas que podem satisfazer tuas
necessidades.
Eu mesmo já fiz um sistema que fazia o ETL "na mão", gerava as bases
"estrela", e depois visualizava com o JPivot [1]

Em tempo: algumas dessas limitações são questionáveis. O 8.4 já vem com
Window Functions [2], o que vai facilitar a criação de ferramentas OLAP
para o Postgres. Já os índices bitmap eles existem, mas não podem ser
gravados em disco.
E as views, como alguém já falou, existem maneiras de criá-las.

[1] http://jpivot.sourceforge.net/
[2] http://www.postgresql.org/docs/8.4/static/tutorial-window.html

--

[]´s,

André Volpato
Ecom Tecnologia LTDA - Análise e Desenvolvimento
andre.volp...@ecomtecnologia.com.br