Use order by, que o pg se encarrega de escolher o índice correto. Se for o
caso, crie um campo seqüencial,  e ordene por ele, ou use oid.

De: Jorge Oliveira [mailto:jlp.olive...@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 22 de maio de 2009 19:01
Para: pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
Assunto: Re: [pgbr-geral] Forçar o acesso à tabela por um índice especifico.

Agradeço aos colegas JotaComm e ao Osvaldo pelas informações.

O motivo da minha dúvida, é porque trabalho com projetos de migração de
sistemas legados escritos em COBOL para a baixa plataforma, usando Oracle e
DB2.

Estou fazendo testes com o COBOL e PostgreSQL para passar a utilizá-lo em
projetos futuros.

Como em alguns "cases" os bancos de dados são hierárquicos (o que permite a
leitura sequencial dos registros nas tabelas), preciso acessar pontualmente
um determinado indice em função da forma que o registro é lido na tabela do
banco hierarquico (read next e read previus).

Se tiverem uma idéia de como posso resolver, desde já agradeço

Obrigado e bom final de semana a todos.

Jorge Oliveira
SIALTECH Informática
Brasília-DF
[]

> Olá,
>
> Você pode fazer:
>
> SET enable_seqscan TO OFF;
>
> Assim você desabilitad o uso do índice.
>
> Não esqueça de sempre rodar o ANALYZE para atualizar as estatísticas do
seu
banco.