Sem problemas patrão, descupa então pelo mal entendimento e muito obrigado
pela ajuda e pela atenção.

----- Original Message -----
From: "Euler Taveira de Oliveira" <eu...@timbira.com>
To: "Comunidade PostgreSQL Brasileira" <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Sent: Monday, June 29, 2009 12:31 PM
Subject: Re: [pgbr-geral] Saber de onde veio o disparo da trigger

Anderson Aguilar Ferreira escreveu:
> Eu sei sim o conceito de TRIGGER.

[...]

> E o que eu queria nao e qual operacao ativou a trigger e sim de onde ela
> foi
> ativada. E ja sabia que isto nao tem no PostgreSQL, mas nao custa nada
> perguntar.

A ativação (disparo) sempre vem de uma *tabela* (como eu disse na resposta
anterior). O que não tem no PostgreSQL? É sabido que o mesmo implementa
somente um subconjunto do que o padrão especifica mas certamente é
suficiente
para a maioria dos casos.

> E antes de responder da maneira que vc respondeu, entenda primeira a
> pergunta, Sr. Sabe Tudo.

Eu não quis te ofender em nenhum momento. Só disse que se você entendesse o
conceito de gatilhos saberia que eles são _disparados_ de acordo com uma
ação
na tabela (e não em uma restrição -- *constraint*).
Por que os brasileiros sempre levam as coisas pelo lado pessoal [1]? Em
nenhum
momento eu disse que _sabia tudo_; só tentei te dar o caminho das pedras mas
se você entendeu de outra maneira...

[1] http://www.timbira.com/presentations/pgconbr_2008/falando_elefantes.pdf

--
  Euler Taveira de Oliveira