2009/7/4 fabio.ebner <fabio.eb...@dnasolution.com.br>:
> oswaldo.. mas dai eu poderia usar o pgadmin numa boa?? isso vai mudar o encod
> dele?  e para qual encode eu tenho q mudar.. para poder criar um banco
> latin1???
>

> valeu

Como você recém baixou o PostgreSQL sugiro que você baixe a versão
8.4.0, recém lançada, pois uma das novidades é:
Per-database locale settings

Aí você não terá problemas em criar bancos com diferentes encodings.

Creio que o padrão na versão 8.3 no Ubuntu seja UTF-8. Neste caso dê
uma lida neste post do Roberto Mello:
http://blog.divisiblebyfour.org/2008/03/postgresql-e-codificaes-postgresql-and.html
bem como no artigo do Joel Spolsky.

Osvaldo