Olá Euler,

Gostaria de trocar uma idéia contigo, aproveitando sua experiência com
PostgreSQL.

Estou iniciando um estudo sobre estratégias para melhor definir índices para
um banco de dados.

A idéia surgiu como uma pesquisa voltada para um aluno calouro, mas agora
passou para um aluno em fase de iniciar o TCC e estou em dúvida na
organização da estrutura do trabalho.

Inicialmente, tenho percebido em nosso curso pouca preocupação com a
modelagem de BD e com a definição correta de índices, sendo que o pessoal
limita-se a chave-primária e chave-estrangeira apenas.

O trabalho, a princípio, foca o estudo exclusivamente para o banco de dados
PostgreSQL e nossos objetivos são:
- Identificar quais estratégias para definição de índices otimizados são
mais utilizadas;
- Identificar em que situações cada estratégia é mais indicada;
- Criar um tutorial, na forma de Wiki, para socializar o estudo sobre a
adoção de índices otimizados em bancos de dados livres.

A grande dúvida é se existe teoria aplicada sobre a criação de índices
durante (ou logo após) a fase de projeto do BD, ou essa preocupação de
otimizar os índices é resolvida pela modelagem ou, em último caso, so vai
ser interessante mesmo quando o sistema precisar uma análise de otimização.

Qualquer sugestão é bem vinda....

{}s,

---
Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.
fro...@uniplac.net
htp://uniplac.net/~frozza
Coordenador do Curso de Sistemas de Informação
Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
Lages - S.C.  - Brasil
http://www.uniplac.net