No PostgreSQL não é necessário fazer isto. O uso do tipo serial irá
automatizar toda a sequência para você.

Faça o seguinte teste

CREATE TABLE foo(
id serial not null,
teste varchar(20),
constraint foo_pk primary key(id));

Preste atenção nas mensagens que o PostgreSQL irá lhe dizer. Primeiro irá
dizer que criou uma sequência implicitamente e um índice.

Você está usando pgadmin? Se sim, olhe nas propriedades da tabela (de forma
gráfica). Verá que o valor default do campo id, se tornou algo como
nextval(foo_sequence).

Toda vez que você inserir um novo registro, o pg irá automaticamente
consultar a sequencia, e retornar o próximo valor válido.

Att.

George

George R. C. Silva

Desenvolvimento em GIS