> Osvaldo,
> Agradeço a atenção mais o comando pg_dump não funcionou...

Bom, eu não falei nada sobre pg_dump. Creio que foi a sugestão do Jota.
De qualquer maneira fica muito dificil ajudá-lo se você só informa
"não funcionou".
Qual o comando efetivo que você rodou? Qual a mensagem de erro?
Se você deseja ajuda precisa ajudar os integrantes da lista a ajudá-lo.

> A ideia é que as tabelas com arquivos (imagens, texto e pdf) ficassem em
> outro banco de dados, para quando o bd crescesse muito migrar para outro
> servidor...

No PostgreSQL bancos de dados são coisas distintas. Até existem
ferramentas - como já indicado pelos colegas - que propiciam uma
interligação entre eles mas a performance destas interligações só são
aceitáveis para uso eventual, para qualquer utilização um pouco mais
intensa sugiro que você repense seu modelo (por ex. utilizando
tablespaces).

Osvaldo