>2009/12/12 Andre Lopes <lopes80an...@gmail.com>
>

>Desde já obrigado a ambos, pois deram-me duas ideias.
>
>Realmente não sei muito bem o que adoptar, por agora. Já tenho a base de dados
>terminada e não me>apetecia mexer muito mais nela, em relação á auditoria
>tenho os 3 campos que referi em todas as>tabelas.
>
>Com a solução da tabela única fica tudo centralizado, tem o senão de ser mais
>difícil fazer SELECT's>ao campo DADOS, com a solução de espelhar todas as
>tabelas é mais fácil fazer SELECT's, mas vai-me>dar mais um dia de trabalho
>espelhar todas as tabelas...

> [...]

Com a auditoria baseada em triggers, não é necessário mexer nem nas estruturas
de dados existentes nem nas aplicações, uma vez que a cada operação no banco,
automaticamente este é responsável por replicar as alterações nas tabelas de
auditoria.

Um dia de trabalho espelhar todas as tabelas? Seria criar uma versão espelho
das tabelas que vão ser auditadas? Se realmente forem muitas, sugiro fazer um
script para pegar no catálogo (pg_class e pg_attribute) as tabelas do dono do
esquema que vão ser auditadas e automaticamente criar as tabelas espelho,
mudando nomes e acrescentando campos conforme a conveniência.

Marçal de Lima Hokama