Bom; então me desculpe. Já fazem uns 20 anos que eu fiz banco de dados, e os
conceitos acabaram se perdendo... :-)

________________________________
De: Leandro DUTRA <leandro.gfc.du...@gmail.com>
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Enviadas: Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009 21:12:46
Assunto: Re: [pgbr-geral] Res: Uso de Campos Padrões

2009/12/30 MARCIO CASTRO <marciomouracas...@yahoo.com.br>:
> Colega; mas podemos ter várias UK´s em uma tabela, e a PK é somente UMA,
> correto?

Sim.  Mas isso é uma definição do ISO SQL sem fundamento conceitual.
Vide que primária, no caso, quer dizer apenas que foi definida como
tal, e ‘única’ é redudante com ‘chave’.  Mesmo a diferença de que a
primária não pode aceitar NULLs é tão arbitrária, que em Oracle nem
faz sentido, porque em Oracle '' IS NULL.

> E neste caso, o conceito é diferente!

Não, porque é uma diferença arbitrária.  Conceitualmente, qualquer
chave candidata pode ser tanto a primária quanto uma alternativa.  Na
verdade, um sistema relacional nem deveria ter o conceito de chave
primária, porque ele é arbitrário, aumenta a complexidade do sistema
desnecessariamente, e acaba obscurecendo o próprio conceito de chave.
Conheço gente que fez cursos que eu invejo que ainda não entendeu que
uma chave pode ser composta… e que ainda confunde índice com chave.
Até um certo SGBD cetáceo pseudo-SQL faz isso.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3854 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org