________________________________
De: Andre Fernandes <fernandes.an...@gmail.com>
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Enviadas: Sábado, 23 de Janeiro de 2010 17:12:42
Assunto: [pgbr-geral] Performance

Boa tarde,

Há uma discussão sobre desempenho de Oracle vs. PostgreSQL ocorrendo em outro
tópico, mas estamos indo em uma discussão complicada e com argumentos
complicados de ambos os lados.
Honestamente, Oracle é um ótimo banco, assim como é o PostgreSQL (que é meu
banco de dados predileto). Se vamos fazer um comparativo entre ambos,
precisamos primeiro fazer um modelo coerente de testes e executá-los.
E também precisamos levar em consideração o design e a função de cada linguagem
de cada banco de dados. Eu gostaria muito de ver um comparativo
bem montado, mas não tenho hardware nem tempo necessário para executar o mesmo.
Por experiência própria, imagino ver um desempenho próximo entre os dois
(obviamente ambos os bancos bem configurados), sendo que um brilharia mais
em alguns pontos e o outro em outros. Já fui DBA de Oracle (na versão 8) e sou
hoje de PostgreSQL (desde a versão 8.0), em nenhum dos dois casos
descepcionei-me.
Na realidade, ambos os bancos continuam a me surpreender regularmente.
Se houver quem deseje elaborar um estudo desses, acho que seria de grande
valia.
Contudo, peço encarecidamente que não façamos afirmações amadoras do tipo
"Oracle é melhor que PostgreSQL" ou "PostgreSQL é melhor de Oracle" sem
dados reais ou apenas baseados em um caso específico, a não ser em conversas
"de bar". Um estudo bem montado poderia inclusive diminuir a incidência de
afirmações amadoras como essas.

Abraços,
--
André de Camargo Fernandes

PS: Não sei se seria possível fazer um estudo desses e publicar pois não sei se
a Oracle permitiria a divulgação do mesmo (desconheço a licensa da
Oracle, não sei se tem alguma cláusula referente a isso).