Você pode desabilitar o fsync, que é o sincronimo automático com o
filesystem. Mas aí, você corre o risco de perda de dados, só que você
tem que pensar no custo-benefício: melhor perder alguns dados do que
TODOS os dados.

Você deu uma olhada no SQLite? Acho que é um banco mais leve para
sistemas embarcados...