No inicio do uso do postgresql, tive problemas de levantar o serviço do
postgresql e meio que sem querer, excluir o arquivo postgres.pid e deu
certo. Outra coisa, quando servidores windows sofrem atualizações via
internet, dependendo do que vem do bill o shared buffer requer ajustes
menores, pois a atualização detona com a memoria disponibilizada para o
postgres fazendo com que fique a maior parte para o sistema operacional.
Para ser rápido,mexe no shared mas o certo é acertar e apontar mais memoria
para bd.

Marcos André G.A
Trabin Softwarre & Consulting