Buenas pessoal, na minha humilde idéia e tendo como experiência
própria a questão sincronismo, hoje usamos soluções próprias na empresa,
claro, respeitando nossa estrutura de banco de dados e não algo genérico. Em
muitos de nossos clientes, mantivemos sim os bancos iguais. Ainda não
tivemos a coragem de ter um banco centralizado, pois acreditamos que não
possuimos infra pra isto, e também, os clientes, não querem pagar por um
serviço especializado, mesmo sendo empresas de porte grande. Pensar em um
banco localizado na web ou servidor em um local com acessos por vpns, ainda
ferem a performace dos sistemas, dando ao cliente algo lento e muitas vezes
duvidoso.
            Em cada tabela nossa, criamos um identificador, juntando
informações que fisicamente fazem que o registro seja endereçado, ou seja os
movimentos de uma empresa vai para outra, mas, ficam dentro do banco/tabela
separada como se as empresas estivesse fisicamente no mesmo local. Algumas
tabelas, como cliente são unicas, os registros vão de um lado para o outro,
respeitando o estado a ser processado, insert ou update somente. Não foi uma
coisa dificil de fazer é mais complicado de se manter e lembrar que temos
que manter e criar as trigger cada vez que nova tabela é incluída no banco,
mas esta dando certo a muito tempo.

Marcos André G.A
Trabin Softwarre & Consulting