2010/7/28 Monica Ferrari Villarino <moni...@stf.jus.br>:
> Infelizmente não!
>
> Eu não posso mudar a instrução, pois ela é executada por uma ferramenta de
> monitoração.

A ferramenta é burra. Quem escreveu a ferramenta deveria ter sabido
que ao se tratar de bancos de dados, SELECT * sem condições é puro
I/O.

> Eu gostaria de otimizar a consulta, sem mexer na sentença, mas alterando,
> talvez, algum parâmetro de configuração.

Não tem configuração pra isso. Se tivesse uma condição poderia se usar
uma RULE para reescrever a consulta.

Poderias revogar os privilégios de SELECT dessa tabela do usuário da
ferramenta de monitoração. Assim ele não gastaria tempo fazendo
consulta nessa tabela, mas poderia disparar alguma alerta.

Eu recomendaria mudar de ferramenta. Se ela comete um erro grotesco
desse, não deve ser uma ferramenta muito boa.

Roberto