Sebastião;

Evite virtualizações em ambientes de produção. O sistema fica mais lento
devido à escrita em arquivos (maq virtual) do disco;

Avalie o plano de execução das consultas para ver a necessidade de criação
de índices ou o excesso deles;

Verifique as seguintes variáveis do postgresqk.conf:

max_connections = trabalhe com uma folga
shared_buffers = 20 a 25% da ram (para máquina dedicada utilize 25)
effective_cache_size (25 a 50%) (para máquina dedicada utilize 50)

enable_bitmapscan = on
enable_hashagg = on
enable_hashjoin = on
enable_indexscan = on
enable_mergejoin = on
enable_nestloop = on
enable_seqscan = off
enable_sort = on
enable_tidscan = off

Ative as estatísticas e o autovacuum.
Sei que você já pode ter feito muitas dessas coisas, mas, infelizmente,
terás que fazer um pente-fino para descobrir o problema. Esse é o início.
Espero ter ajudado.
Moisés.

Moisés Caribé Ribeiro
AD, DBA