2010/12/19 Evandro Avellar <evandro.avel...@gmail.com>:
> Saudações,
>
> Estou trabalhando num projeto que utiliza ETL e grava os dados no PostgreSQL
> através de ODBC.
> Qual o número máximo de TPS num processo de carga que poderia se esperar do
> Postgresql/ODBC rodando numa SUN/Solaris ?

Difícil dizer sem conhecer as configurações do hardware ...

> O limite é de hardware?

Não, o limite é hardware (cache+E/S+discos+mem,...) e S.O
(buffers+cache+mem virtual, E/S ...).

> Falar em 13.000 TPS seria um absurdo?

Transações não são medidas por segundo num sistema analítico (deduzi
porque está utilizando o termo ETL) e sim medidas através do QphH
(TPC-H – e por favor, antes de virar flame, eu não gosto das métricas
do TPC, no entanto é o que temos atualmente...)

> Existe algum referencial?

A VMWare publicou recentemente seu benchmark[1] num ParAccel Database,
que por sua vez utiliza parte do otimizador do Postgres. Não seria
muita pretensão dizer que ele roda por cima dum Pg, seria?!?

Bom, os resultados desses testes foram bem interessantes e deixaram o
ParAccel/postgres no mesmo patamar que os gigantes comerciais dos
bancos de dados (categoria 1TiB).

1)
http://tpc.org/results/individual_results/VMware/Paraccel_TPCH_FDR_041110V3.pdf

Abraço!