Amigos,

Estou com algumas duvidas ligadas ao backup postgres. Quem puder me
ajudar, serei grato.

Tenho 2 servidoras de banco, sincronizadas, versao 8.4, warm-standby .

A noite, inicializo o backup na servidora master, da seguinte forma.

select pg_start_backup('backup');
rm /diretorio_dos_archives/0*
tar -czvf  dados.tar.gz /diretorio_de_dados
select pg_stop_backup();

Para esse caso, tenho algumas duvidas.

Primeira:
O tar reclama que alguns arquivos estao sendo gravados durante a
compactacao. veja:

tar: /postgres-bd_bhiss/var/lib/postgresql/8.4/main/base/1253378/2683.2:
file changed as we read it

Isso é normal ?

Segunda:
Como os archives sao copiados para um diretorio da 2a.maquina, slave ,
ela, apos recuperar os dados nas bases, os elimina.

O problema:
Quando fui efetuar um teste de restauracao em uma servidora de teste,
nao tinha os archives para o recovery.conf e ela passou a reclamar.
veja
cp: missing destination file operand after `/arquivos/00000004.history'
Try `cp --help' for more information.
cp: missing destination file operand after
`/arquivos/000000040000057A00000088'

Só consegui iniciar o postgres, utilizando o pg_resetxlog. Mesmo que
eu quisesse recuperar os dados, apenas do momento do backup, fiquei
sem saber se os dados seriam confiaveis

Terceira:
Notei que em outra servidora, apos os comandos de backup:

select pg_start_backup('backup');
rm /diretorio_dos_archives/0*
tar -czvf  dados.tar.gz /diretorio_de_dados
Nesse ponto, aqui, outros archives passaram a ser gerados. Deveria ?
Nao deveria ser apos o stop do backup  ? <------------------------
select pg_stop_backup();

Obrigado,
Mauro.