Em 11 de julho de 2011 15:24, Rodrigo Dias Ribeiro da Silva
<rodrigo.d...@gmail.com> escreveu:
> Olá Galera, sou novato na lista, mas preciso tirar algumas dúvidas.
>
> Estou montando um projeto e acredito que o banco ficará com bastante
> registros.
>
> É um banco georeferenciado ( estou pensando em usar PostGIS ) e a chave da

Se você está lidando com geoprocessamento escolheu o banco de dados
certo. Implementações de referência.

> [...]
> pontos e 4 registros por dia durante 360 dias o ano sendo que são uns 200
> anos.
>
> 3000 x 4 x 360 x 200 = 864.000.000 registros então são 864 milhões de
> registros;
>
> onde cada registro tem umas 10 a 15 variaveis ( que podem vir a ser as
> colunas ) com a chave e as datas seriam 12 a 17 colunas.
>
> Os dados podem ser divido em lotes de décadas ou a cada 50 anos e fazer uma
> view com todos juntos, não sei.
>
> Mas gostaria de saber se o Postgre aguenta tantos registro numa tabela/view

O Postgres ou PostgreSQL.
Aguentar não é a palavra certa. Bancos de dados (de verdade) são
feitos pra isso.

> e quanto tempo demoraria uma consulta ?

Tudo depende da qualidade do seu modelo, suas consultas e hardware pra
tocar o bicho.

> E se esse é o melhor modo de modelar isso ?

Aí eu deixo pros Postgistas de plantão.

[]s
Flavio Gurgel