o primeiro comando foi dado dentro do pgadmin e o banco é VBR ,

Para variar o problema era o mesmo que já tive com as tabelas,  o nome do
banco tem que estar em minusculo para funcionar, já alterei e o comando
retornou sem erros
sera que vou ter algum problema se for restaurar na versão 8.4? vou testar
depois eu conto...

o segundo comando foi bobagem minha estava dentro do banco de dados e não na
linha de comando...