On 07-10-2011 11:21, Marcelo Silva (IG) wrote:
> Pessoal, peço desculpas por trazer mais uma vez esse assunto a lista, mas vira
> e mexe temos esse problema com acentos na lingua portuguesa.
> Segundo a necessidade da empresa eu preciso gravar os dados exatamentes como
> são, por exemplo Maiusculas e Minusculas nos nomes e afins,
> caracteres especiais e acentos como são na lingua portuguesa mesmo.
> Estou trabalhando com banco UTF-8 pois de inicio como sou novo no PG acabei
> criando assim...

Você leu a discussão [1]? Durante o PGBR 2011, vou responder sobre essas
questões durante o meu tutorial porque sei que isso é uma dúvida recorrente na
lista mas até lá...

> A base foi criada assim:
> CREATE DATABASE teste
> WITH OWNER = postgres
> ENCODING = 'LATIN1'
> TABLESPACE = pg_default
> LC_COLLATE = 'C'
> LC_CTYPE = 'C'
> CONNECTION LIMIT = -1;

Não use LC_* = C porque a ordenação não é a esperada no português do Brasil.

> Sendo que foi criada em Latin1 ele não deveria ignorar os acentos e caracteres
> especiais e até mesmo Maiuscula e Minuscula?
Não. Veja que LATIN1 != C. Esta última (ASCII) deve ser evitada [2] como
codificação de caracteres (aka encoding).

> Será que foi porque eu restaurei UTF8 para LATIN1 ?
Não.

> Existe uma forma mais simples para se trabalhar com acentos no postgres ou o
> metodo é esse mesmo?

Dependendo de quão sofisticada é a sua busca, você pode utilizar diversos
métodos desde busca textual (tsearch) até expressões regulares. Ainda *não* há
um collation que ignore maiúsculas/minúsculas e acentos.

[1]
http://listas.postgresql.org.br/pipermail/pgbr-geral/2011-September/026844.html
[2]
http://www.postgresql.org/docs/current/static/multibyte.html#MULTIBYTE-CHARSET-SUPPORTED

--
    Euler Taveira de Oliveira - Timbira       http://www.timbira.com.br/
    PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento