Em 13 de outubro de 2011 17:21, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro
<l...@dutras.org> escreveu:
> [...]

Você pode utilizar então 2PC:
http://www.postgresql.org/docs/9.1/static/sql-prepare-transaction.html
Está disponível pelo menos desde o PostgreSQL 8.2 (talvez antes, não
tenho certeza nem documentação disponível).

> Lembra que, com replicação, a dependência da disponibilidade dos três,
> e da comunicação entre eles, é menor.  Essencialmente, consideras que
> cada informação mora num servidor e é replicada para os outros sempre
> que possível.
>
> Pode não ser adequado, porque ainda não sabemos porque queres fazer o
> que queres fazer, mas é uma idéia geral.

Traduzindo o que o Dutra falou:
Se um dos três nós morrer ou ficar sem comunicação, você não vai
conseguir comitar nenhum.
Talvez alguma técnica de replicação assíncrona (ex.: Bucardo) possa
fazer o que você quer sem indisponibilidade.

[]s
Flavio