> Date: Fri, 14 Oct 2011 16:15:34 -0300
> From: shan...@nucleo45.com.br
> To: pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
> Subject: Re: [pgbr-geral] Função Update or Insert

> Se os cep's não mudassem todo o ano eu até concordaria em dizer
> conjunto pré-definido, mas mudam. O que é um cep hoje, podem ser 2
> amanhã, então nem adianta um "on update cascade".
>
> Vejamos a situação, o atributo cep do endereço do cliente é uma foreign
> key para uma relação de ceps. No próximo ano os correios decidiram que
> este cep não existe mais, e agora? considerar cep como entidade te
> [...]

Lembrei agora que, na verdade, o CEP é o meio para vincular por exemplo, um
registro de um endereço a uma tabela geral de logradouros dos Correios. Aí é
interesse pois cada logradouro tem um código único que não é o CEP. Quando o
seu registro é vinculado diretamente ao logradouro, numa alteração de CEP no
diretório dos correios, o logradouro passa a apontar para o novo CEP e assim o
"update cascade"ou outro mecanismo semelhante de atualização é possível.
Concordo sobre a parte que somente existência de uma única tabela de CEPs (no
caso desta ser uma entidade) e a realidade de alterações promovidas pelos
Correios poderiam inviabilizar a restrição de integridade, mas como escrevi
anteriormente, o que é distribuído no Diretório Nacional de Endereços pelos
Correios vai além dessa tabela, como a tabela de logradouros, permitindo
efetuar melhores ações para manter a integridade e qualidade dos dados.

Em [1] verifiquei uma relação das alterações promovidas pelos Correios no
últimos anos. Mudanças acontecem, faz parte, da mesma maneira que muda a tabela
de países, cidades, etc. Aí a questão seria manter a base de CEPs atualizada e
endereçar as alterações.

[1] http://www.correios.com.br/servicos/cep/alteracao_cep.cfm

Atenciosamente,

Marçal de Lima Hokama