Bom dia a todos!

Pesquisei nos arquivos das listas anteriores e não encontrei, mas caso o
assunto já tenha sido discutido me perdoem e passem o link do mesmo.

Estou aprendendo a programar em Qt / C++ pela facilidade e porque o mesmo
roda em Linux e Windows. O Qt tem um plugin para conectar com o postgresql,
mas eu não conseguir fazer o mesmo funcionar e decidi usar as libs padrão do
postgres, pesquisando vi que temos (se estiver errado me corrijam, por
favor):

Libpq = para C

Libpqxx = para C++, sendo que a mesma usa a libpq

Ai vem a duvida, qual lib é melhor, qual o pessoal aconselha usar para
trabalhar C++/postgresql e se alguém puder me dar algumas dicas da
configuração no Linux e Windows ficarei grato.