O comando é para ser executado no cron, mas estou executando o comando do
terminal para fazer o teste.

Estou em casa agora, mas é mais ou menos assim:

scrip está na pasta
/var/bancos/script/bkp-meubanco.sh

o conteúdo do script
#formo o nome do arquivo com a data
pg_dump -U postgres -Ft banco > /var/bancos/bkp/arquivo-bkp.tar

/var/lib/postgresql/.pgpass (proprietario postgres, permissão rw- --- ---)
e também em
/home/postgres/.pgpass (essa pasta não exitia, eu criei: proprietario
postgres, permissão rw- --- ---)
local:5433:postgres:postgres:$enha

Então o root executa o comando:
root@maq:# /var/bancos/script/bkp-meubanco.sh

Meu raciocínio é que que chama o script tem que ter permissão na pasta onde
o arquivo-bkp.tar vai ser gravado, a senha que é solicitada é do usuário
declarado em -U postgres, parece que o arquivo .pgpass é ignorado e se eu
forneço a senha, o script termina com sucesso.