Em 15 de dezembro de 2011 09:09, Edson neto <edson.edsn...@gmail.com>escreveu:

> Bom dia pessoal,
>
> Tenho um software que faz a leitura de placas de veiculos. Essa informação
> é armazenada em uma tabela de passagens de veículos. Porém para cada placa
> lida o software pode trazer n outras leituras chamadas de apelidos. Esses
> apelidos podem ser consultados por parte de seu conteúdo. Ex. (placalida
> 'AAA1111') apelidos ('AA111','AGUA','ABC11'); o exemplo é hipotético.
> O problema é que o apelido pode ser pesquisado por parte do seu conteúdo.
> ex: 11 ou GUA.

Indico softwares de indexação de conteúdo como o Lucene. Atualmente tenho
utilizado em um projeto e tenho tido bons resultados nas pesquisas
fonéticas. ex.: a pessoa digita lim e o software retorna: limão, limao,
lima, limoeiro...
Estes softwares de indexação de conteúdo costuma lidar com os radicais das
palavras para fazer a pesquisa.

> Qual seria uma boa maneira de armazenar os apelidos?

Esta abordagem que mencionei muda completamente a forma de armazenagem,
pois o Lucene que eu comentei guarda os dados em um formato de arquivos em
disco. Bem, é um caminho bem diferente dos propostos pelos colegas.