Olá

Pessoal... ainda estou nesta urucubaca aqui. Solicito sugestões!  :-)

Pensei que tinha avançado alguns passos desde os últimos dias, assim:

    - As variáveis de ambiente são setadas com sucesso, como pode-se
confirmar depois nas propriedades do Sistema (o script VBS do colega
Jayron ajudou-me bastante, e desde então a minha compreensão do
problema avançou bastante creio eu).

   - Setei permissão de "Ler" e "Executar" para o usuário postgres nas pastas:

            D:\PostgreSQL  (e subdiretórios)
            D:\Windows
            D:\Windows\System32

     E permissão de escrita na pasta:

             D:\PostgreSQL\data

Porém, ao executar o initdb (tanto em linha de comando quanto através
de um arquivo bat), dava o seguinte erro:

        initdb.exe - Erro de aplicativo
       "Aplicativo não inicializado corretamente"

Então, instalei o Process Monitor (não conhecia este programa até
então) e descobri que está tendo "Access Denied" nas DLL's requeridas
pelo initdb na pasta windows/system32 !  Mas as permissões foram
setadas.

E isso ocorre tanto ao tentar executar o initdb como Administrador
quanto pelo usuário postgres, usando:

      runas /user:postgres cmd.exe

Já fiz testes colocando o usuário postgres:

      - no grupo Administradores;
      - no grupo Usuários com privilégios administrativos;
     - e no grupo Usuários, com as permissões necessárias (para teste).

Naturalmente, tinha deletado a conta postgres várias vezes, sempre
arrumando a casa ao fazer novas tentativas.

Mas as permissões não estavam sendo herdadas nos arquivos da pasta
system32. Então, fui obrigado a forçar a barra da seguinte forma:
setei permissões especiais, em "Herdar do pai etc e tal..." para o
usuário postgres.

Então... aparentemente, isso tinha sido resolvido, porém agora outro
PROBLEMA ao executar o initdb:

       O programa "postgres" foi encontrado pelo
"D:\PostgreSQL\bin\initdb" mas nao tem a mesma versão que initdb.
       Verifique sua instalação.

Mas ambos, postgre.exe e initdb.exe tem a mesma versão aqui: 8.4.9.11265

Parecido com esse relato:
http://archives.postgresql.org/pgsql-bugs/2007-02/msg00083.php

Apaguei os arquivos da pasta windows/prefeth e passei o CCleaner...

Porém nada. O erro persiste.

Sugestões?!

Fabiano