Tentado contribuir pra essa thread. Poderia ser adotado, no caso de algumas
ferramentas - como o PGAdmin - o modelo que já existe do pfSense, ela é
livre mas se você, como empresa ou até mesmo usuário final, precisar de uma
determinada funcionalidade dentro da aplicação, você pode solicitar um
orçamento do custo desta modificação, aí eles avaliam e dizem o valor, só
que isso não fica fechado, fica aberto a comunidade contribuir com o valor
daquela implementação, pois no final ela será de toda a comunidade.
Acho um modelo útil.

Bruno E. A. Silva.
Analista de Sistemas.