Olá

Cheguei um pouco tarde, talvez (tava de férias);

Também tive esse problema com acentuação, cedilhas...
Resolvi assim:

O  Delphi:
Code Page = 1252

  A conexão ZEOS(PG) no Delphi:
  ZConnection.Properties.Add( 'CodePage=UTF8' );
  ZConnection.Properties.Add( 'LC_COLLATE=UTF8' );

PG no Windows:
Encoding = UTF8
LC_COLLATE = Portuguese, Brazil
LC_CTYPE = Portuguese, Brazil