> Tenho aqui na empresa em produção um master com dois nodes em produção mas
> ainda não implementei o Herbeat nem o pgpool.Se possível queria uma ajuda
> para configura-los..
>
> Abraços.
>
> Emerson Martins
> DBA Jr

Eu comecei a implantar pelo pgpool, o Heartbeat tive muitos problemas e
dificuldades(talvez pela pouquissima experiencia, tanto com linux, como com
servidores de banco de dados).
O pgpool não tem muito segredo, é compilar, instalar, configurar e botar
pra rodar, uma boa fonte de dados é:
http://pgpool.net/mediawiki/index.php/Documentation

o pgpool.conf alterei somente as seguintes configurações
listen_addresses = '*'
port = 5432
load_balance_mode = true
e as respectivas configurações apontando pra cada nodo
backend_***n

Não utilizei a replicação do pgpool, já que já estava utilizando o
streaming replication do postgresql mesmo.