Verônica,

Questão de manutenção em paralelo dessa tabela VACUUM e REINDEX está ok ?

Uma questão importante a ser considerada também se essa tabela esteja em
uma tablespace para um local específico pois aí envolve também a questão
dos I/O de discos.

Outra questão importante é a quantidade de registros e também se obteve uma
carga enorme sobre essa tabela
que está com a situação crítica.

Uma prática que não é muito utilizada até pela disponibilidade do banco de
dados, e a recriação do database, já resolvi problemas de performance com
PostgreSQL recriando a base de dados.

Dependendo da sua visão quanto ao questionamento acima, repense na questão
do modelo de dados, veja
esses conceitos de particionamento, confesso que nunca utilizei na prática
com PostgreSQL, mas realizei alguns testes e realmente dá um resultado
positivo. Dependendo do volume de dados as vezes nos obriga a ter que
fazermos algo no modelo mesmo.

exemplo simples de particionamento:
http://keniamilene.wordpress.com/2008/05/26/particionamento-de-tabelas-no-postgresql/

Espero contribuir dessa forma, pois sem olhar para o cenário/ambiente fica
difícil apenas pelos parâmetros da configuração.

Att
Rodrigo

*Atenciosamente*
*