Em 4 de maio de 2012 10:57, Flavio Henrique Araque Gurgel <
fla...@4linux.com.br> escreveu:

> Cara, essa eu mandaria pra pgsql-hackers

Vou fazer isso... mas primeiro queria discutir aqui na nossa lista...

> Todavia, não achei a frase deficitária não.
> Ela diz que "Para funções e operadores, um objeto no "search_path" é
> visível se não houver objeto com o mesmo nome e tipo(s) de dados nos
> argumentos mais cedo no caminho"

Sim, entendi esse ponto, porém a frase menciona "Para funções e
operadores..." e na verdade o mesmo é válido para "Tabelas, Sequences,
Views"...  só para deixar mais claro...

> Portanto, o resultado da pg_table_is_visible é previsível: só vai deixar
> visível o primeiro objeto dentro do search_path.

Isso está entendido..

> Então, se for falar com desenvolvedores, provavelmente você terá de
> fazer uma sugestão de mudança. E provavelmente vai impactar uma
> infinidade de outras funcionalidades que esperam o mesmo comportamento
> e, dificilmente, esse comportamento mudará.
>
> Talvez mudar apenas o utilitário psql na forma como ele faz a busca, sem
> alterar o comportamento da função pg_table_is_visible seja uma solução.

O ponto é exatamente esse, o comportamento do "\d" no psql, que quando
temos objetos com mesmo nome em esquemas diferentes ele vai mostrar apenas
o primeiro baseado no search_path. Claro que posso inspecionar esquema por
esquema usando o "\d esquema.", mas acredito que pelo "psql" ele deveria
listar todos meus objetos no search_path...

Att,
--
Fabrízio de Royes Mello
Consultoria/Coaching PostgreSQL