2012/6/19 Glauco Torres <torres.gla...@gmail.com>:

> Seria melhor você dizer o porque de nunca fazer isso... não apenas Nunca
> Use... você pode me dar motivos para não usar?

Mil perdões, achei que fosse de conhecimento geral.

SELECT * deve ser evitado em programas, porque as relações podem
alterar e aumentar ou diminuir o número de atributos retornados, o que
quebraria o programa.  Inclusive foi o que entendi (erroneamente)
tivesse ocorrido.

Quem aprendeu aqui fui eu: pelo que entendi do PERFORM, ele não seria
afetado pelo mesmo problema que o SELECT *.