Em 4 de julho de 2012 13:28, Flavio Henrique Araque Gurgel
<fla...@4linux.com.br> escreveu:

> Se você tem janela, nenhum problema.
> Note que pra executar VACUUM não é necessário janela também, o banco de
> dados permanece disponível.
>
> O ruim é fazer SÓ isso, desligando o autovacuum.

Então, o que eu recomendei é manter o autovacuum + uma janela de
manutenção semanal.

> [...]
> modificada e faz os ANALYZE quando precisa. Fazer semanalmente não
> significa que você terá planos melhores.
> Ajustar bem as configurações autovacuum_analyze_scale_factor e
> autovacuum_analyze_threshold é mais indicado.

> Não há influência. Você pode executar rotinas manuais ou agendadas sem
> prejuízo para o funcionamento das automáticas do PostgreSQL.
>
> O que estou tentando dizer é que o PostgreSQL sozinho faz um melhor
> trabalho do que rotinas agendadas, pois o seu banco de dados muda
> conforme é solicitado, não conforme o tempo.

Eu não fiz confusão, o autovacuum deveria cuidar tanto das tuplas
mortas quanto das estatísticas para os índices, certo? Justamente por
isso citei os casos de bancos de dados de ERP que não têm tanta
atualização nas tabelas. Também por isso justifiquei a minha resposta
na, pressuposta, má configuração do autovaccum, o que eu não saberia
dizer já que sempre usei os defaults do postgresql.conf sem dar muita
atenção para tal (já que o CRON sempre foi útil e funcional).
Não encontrei em uma pesquisa rápida nos e-mails anteriores da lista,
mas haveria alguma relação entre mal funcionamento do autovaccum e
versões 8.1, 8.2 e 8.3? Por causa do legado, são estas as versões que
eu ainda utilizo...

--
TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com