Em 6 de julho de 2012 16:16, Lucas de Lima <lucas...@gmail.com> escreveu:

> Gilmar, Sim eu tenho uma solução assim, são 15 computadores nesse ponto B,
> onde na sua maioria eu utilizo acesso remoto  (NX), mas para esse caso é
> específico
>
> pois é um terminal para emissão de cupom fiscal, e eu só consigo comunicar
> com a ecf assim,por enquanto.
>
> Alguém já passou por algo nesse sentido?

Já. A solução foi adaptar o software para ter seu próprio banco de
dados e replicar os dados "full-duplex" com o servidor. Assim você não
tem tanto tráfego de rede - limita-se à subir vendas e baixar preços e
dados cadastrais, mas torna seu aplicativo assíncrono (ou "semi
off-line").

A última empresa onde trabalhei tem um software assim, rodando em
Windows com PostgreSQL 8.3 (não sei se já atualizaram). Funciona muito
bem, diga-se de passagem (exceto quando o equipamento dos caixas são
ruins e corrompem o banco de dados). Se você caprichar, pode até
elaborar uma maneira de transferir os dados de forma compactada. O
software de replicação que citei é próprio, customizado, replica dados
de PostgreSQL para Sybase e DB2 e destes para o PostgreSQL também.

Claro que replicação heterogênea, incremental e customizada envolvendo
dois ou mais SGBDs distintos requisitam um projeto bem elaborado, e
com certeza você precisará de subsídios para controlar "quais"
registros irão ser replicados (com o auxílio de alguns triggers isso
pode ser feito sem maiores problemas). Assim não é necessário uma
carga completa via ETL toda vez que subir vendas ou baixar preços.
Existem algumas ferramentas pagas que fazem isso de forma
transparente, mas são muito caras (como o Sybase Replicator).
Desconheço alguma livre.

E também, se eu não me engano, seu software já deveria estar
funcionando com um banco de dados independente por causa das regras do
PAF-ECF. Resumindo: não tem como fugir desta alternativa, e você já
acaba matando "dois coelhos com uma caixa d'água só" :)

--
TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com