Roberto,

O que você está querendo é sim cluster. Temos diversos funcionando aqui na
empresa e cada um com sua própria configuração, otimização e área de dados.

Na criação do primeiro cluster ele pega a primeira porta livre. Ex. 5432 ,
para o segundo cluster, a próxima porta , no caso 5433 .

O postgres instalado é apenas um (ou mais de um caso seja necessario
versoes diferentes ), mas permitindo configurações distintas.

Lembrando: pg_createcluster  versaodoposgres cluster , existem outros
parametros, mas eu prefiro criar na forma básica e alterar no
postgresql.conf de cada um deles.