Olá pessoal.

Estou projetando um banco de dados e gostaria de discutir um caso
teórico com a comunidade.

Tenho em um banco de dados várias tabelas, mas de todas, 3 se destacam
por suas particularidades:

- Tabela A: Com no mínimo 12 colunas de tipos simples (INTEGER, DATE,
VARCHAR(20), etc) e mais 2 do tipo TEXT para observações. Possuirá
mais de 1,5 milhão de registros com frequência de modificação de dados
muito baixa;

- Tabela B: Com no mínimo 06 colunas simples e possuirá mais de 1
milhão de registros, também com taxa de modificação de dados baixa;

- Tabela C: Terá em média um acréscimo de 100 mil registros por dia.

Eu pretendo dividir e isolar a memória em duas partes, conceito
conhecido como Buffer Pool em alguns outros SGBDs. Assim eu evitaria
que a modificação dos dados da tabela C recicle o espaço de memória
usado pelos registros da tabela A e B, pois nestas estão cadastros que
são consultados frequentemente e o tempo de resposta requerido deve
ser baixo.

Existiria algo próximo a isso? Qual seria a melhor abordagem para que
o cache seja mantido e reciclado ao mínimo?

--
TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com