Eu não seu dizer se é texto puro... mas eu vejo a estrutura do Richedit como
um HTML, ou seja internamente ele tem suas "tags" de controle para formatar
o texto.
Mas pode ser que ele grave alguma coisa a mais, pode ser isso...

Veja a estrutura de um arquivo.rtf aberto no bloco de notas:

{\rtf1\ansi\ansicpg1252\deff0\deflang1046{\fonttbl{\f0\fnil MS Sans Serif;}}
\viewkind4\uc1\pard\f0\fs16 AQUI O TEXTO
\par
\par }

É diferente de um arquivo do Word por exemplo que guarda encriptado, veja

PK     ! Ýü•7f      [Content_Types].xml ¢
´TËnÂ0¼Wê?D¾V‰¡‡ªªú8¶H¥`ì

Vamos aos testes com bytea,

Marcelo Silva