Oi Matheus,

Em 5 de setembro de 2012 11:44, Matheus de Oliveira <
matioli.math...@gmail.com> escreveu:

> Se precisa que seja realmente "online", você pode criar uma trigger no
> Firebird que chama uma função UDF (vai ter que usar C, C++ ou Delphi) para
> inserir o dado no PostgreSQL.
>
> Também já vi produtos comerciais que prometem isso (feito via triggers),
> vou ver se acho aqui.

A priori não necessito de dados online, pois a aplicação que estou
desenvolvendo é para gerentes e diretores (tipo BI). Mas é interessante
saber que é possível escrever uma função em C/C++ e utilizá-la na trigger.

> Se você não precisa que essa "replicação" seja instantânea, essa é uma boa
> solução. Procure por processos ETL, geralmente funciona assim.

Quanto aos processos ETL, é exatamente isso que necessito. São seis bases
de dados com estruturas iguais (mas dados diferentes). Vou extrair campos
de várias tabelas, transformar seus valores e inserir na minha base.

Durante a graduação já havia visto sobre esse processo, mas não sabia que
existia ferramentas para tal. Imaginava que teria que implementar na mão.
Com a ferramenta fica muito mais rápido para desenvolver e modificar.

Alguém já utilizou algumas das ferramentas a seguir para dar um feedback
sobre elas? (ou outras)

- Talend Open Studio for Data Integration
- Pentaho Data Integration

Achei interessante que a Open Studio for Data Integration gera código
escrito em Java, podendo ser alterado pelo desenvolvedor, se necessário
(flexibilidade).

Oi João,

Em 5 de setembro de 2012 14:47, Joao Paulo Rieg <jpaulor...@yahoo.com.br>
 escreveu:

> [...]
> ferramenta chamada DBILink que é instalada no PostgreSQL. Ela conecta em
> outros bancos através de um driver DBD. A partir  dessa ferramenta, você
> consegue consultar, modificar, inserir e remover registros no outro banco
> através de comandos locais no PostgreSQL.
> Sua instalação é bem trabalhosa e em algumas situações se o tráfego de
> consultas for grande pode reduzir a performance.
> Fiz uma vez a instalação dessa ferramenta no PostgreSQL 8.4. Atualmente
> não sei como está a compatibilidade dela em versões mais atualizadas.

Um amigo falou sobre esse mecanismo, interessante também. A princípio não
vou realizar inserções ou atualizações nas bases originais.

Atenciosamente,
Thiago Rodrigues
www.thiagorodrigues.net