Me assusta ao dizer que ta complicado pro analisador. Bom, pra esses casos, o
Firebird me permitia informar o plano de execução junto a instrução select.
select .... plain .... (não lembro a sintaxe). No plain eu forçava o servidor a
usar o índice especificado para o join, ou para a where, etc... Bom, não estou
aqui fazendo apologia ao Firebird. Só queria saber se existe algo similar no
PG. De qualquer forma, deve haver algo errado na minha consulta ou nos meus
índices pra que o PG não utilize o índice da chave primeira para efetuar o join
(pela chave) com a tabela compras. Ter dor de cabeça é bem normal. (Melhoras...
hehehe)