Primeiro, obrigado pela atenção.

Na realidade, eu preciso o seguinte
1 - somar todos os registros da coluna total, como despesa, quando
tipo_de_operacao = 'D' e
date_part('month', data_do_pagamento) = 1

2 - somar todos os registros da coluna total, como receita, quando
tipo_de_operacao = 'C' e
date_part('month', data_do_recebimento) = 1

Depois irei subtrair Receita - Despesa e minha aplicação

Sim, desculpa por montar a cláusula incompleta no select. Mas ainda assim
acho que não dá.  =)