Em 18 de setembro de 2012 11:17, Éverton Bueno Lima
<everton_bueno_l...@hotmail.com> escreveu:
> Bom dia a todos,
>
> Estou precisando criar um script de atualização para postgresql, eu trabalho
> desenvolvendo em um banco de dados postgresql e quando o projeto ou a versão
> do sistema estiver pronta quero gerar um script de atualização do postgresql
> e encaminhar para os cliente e atualizar a estrutura da base dele igual a
> minha mantendo todos os dados do mesmo. Ainda não consegui encontrar uma
> solução se alguém puder ajudar agradeço desde já eu estou desenvolvendo
> minha aplicação em Delphi.

Por experiência minha, o uso de ferramentas que fazem o "database
diff" funciona quando você possui um número controlado e bem conhecido
de alterações.

A alternativa que eu usei no passado quando trabalhei para uma empresa
que desenvolve um grande software ERP foi criar scripts individuais e
incrementais - na unha, codificando os comandos DML/DDL - a cada nova
demanda que surgia. Ao final da entrega de uma nova build ou versão do
software, os scripts eram ajustados e testados, criando assim um patch
de atualização do banco de dados.

Essa idéia não é perfeita, pois se alguma demanda for retirada da
versão, e outras demandas subsequentes utilizam algum objeto
modificado por ela, é necessário validar e verificar tudo o que foi
feito ajustando o patch e deixá-lo seguro e funcional.

Pelo menos foi bem mais produtivo do que usar ferramentas CASE para
esta função, pois permitia o uso de funções ou tabelas temporárias,
por exemplo, para popular os dados de uma nova tabela que foi criada.

--
TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com