On 08-10-2012 08:53, Jean Domingues wrote:
> estou com duvida sobre o que informar no parametro -X de pg_basebackup. Qual o
> valor correto para que, ao final do backup, eu tenha o log gerado durante o
> backup, e nao corra o risco de ter erro ao restaurar?

Você não informou a versão mas o parâmetro -X só está disponível na 9.2
então... Com a opção -X você tem duas escolhas:

(i) fazer a cópia ao final da cópia de segurança física (-X f): para isso é
necessário ter wal_keep_segments com um valor alto o suficiente para o
postgres não reciclar os arquivos do WAL até o fim da cópia física;
(ii) fazer o envio em paralelo com a cópia de segurança física (-X s): ele
estabelece uma segunda conexão (além da que já faz a cópia física) para
transferir os arquivos do WAL ao mesmo tempo que a outra conexão transmite a
cópia física.

Eu prefiro a segunda opção já que ela não precisa que eu adivinhe um valor
para wal_keep_segments. No entanto, ela utiliza uma conexão a mais (lembrar de
adicionar 1 a max_wal_senders no servidor primário -- alteração deste
parâmetro precisa de reinício do serviço) e você utilizará mais banda durante
a execução do pg_basebackup mas, em compensação, você agilizará a cópia e
*não* corre o risco de "perder" arquivos do WAL durante a cópia.

Na versão 9.1, a opção (i) é a única possível.

--
   Euler Taveira de Oliveira - Timbira       http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento