Caros,

Estou com a tarefa de implementar um sistema que tenha a autenticação feita com
o uso de certificado digital gravado em smartcard, com a chave privada
protegida.
A Autenticação na aplicação (Apache + PHP) é simples e já está funcionando,
porém estou pesquisando uma forma, se for tecnicamente viável, de prover a
autenticação ao banco PostgreSQL também com a utilização destes certificados
digitais.
A ideia não é recorrer a aplicações client/server.

Ainda não consegui, utilizando o método cert do pg_hba: ocorre a mensagem
"Unable to connect to PostgreSQL server: FATAL: conexão requer um certificado
cliente válido".

Recorro à ajuda dos colegas para saber se é possível esta autenticação e como
poderia fazê-la.

O sistema que está sendo desenvolvido não ficará em nenhum ambiente com
autenticação openLDAP, AD ou outra do gênero, daí o interesse de se utilizar os
certificados digitais em todo o processo.

Agradeço pela colaboração.

João